08/10/2025

5 estratégias para turbinar as vendas na Black Friday

O maior evento do varejo acontece na última sexta-feira de novembro, mas é necessário se planejar desde já para vender mais e atrair novos clientes

A Black Friday é uma tradição que começou nos Estados Unidos e acontece na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, a data entrou no calendário do comércio e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Em 2025, a Black Friday está marcada para o dia 28 de novembro.

Para o especialista Lucas Sousa, gerente comercial da GestãoClick, o sucesso nas vendas depende do planejamento de estratégias de marketing, estoque e logística para atender à alta demanda. "Muitos empreendedores agem de maneira intuitiva, estabelecem descontos que muitas vezes não fazem sentido ou utilizam a Black Friday apenas para vender produtos encalhados nas prateleiras. Isso não é positivo para o cliente e muito menos para o lojista. O planejamento para as vendas de final de ano começa já, e partem da análise dos dados das vendas anteriores para definir metas claras, mensuráveis, como volume de vendas, ticket médio, e número de novos clientes que deseja atrair com a campanha. O sucesso nos negócios depende muito mais de estratégia, do que de genialidade”, esclarece o profissional. 

Planejamento de vendas na prática 

Apoie-se em dados: Hoje, gerenciar um negócio sem tecnologia é estar vulnerável a não estar bem informado na hora de tomar decisões. O gerente comercial destaca que o apoio de um sistema ERP para a gestão de recursos empresariais é um investimento necessário para pequenos e médios empresários.

“Como estabelecer metas sem ter os dados reais da sua empresa? Tecnologias com Inteligência Artificial, reúnem todos dados e conseguem prever demandas, otimizar estoques e sugerir melhorias. Isso faz diferença na hora de decidir o que será destaque na Black Friday, qual a margem para desconto, por quanto tempo e qual o objetivo da estratégia”, detalha. 

Marketing com ofertas reais: A propaganda é a alma do negócio, mas muitas empresas apostam em falsas ofertas para atrair compradores. De acordo com o especialista, a estratégia afasta os clientes e mancham a reputação da empresa. “O cliente não é bobo, e vai confiar muito mais na sua marca se perceber que ela oferece boas condições de compra e ofertas reais", comenta. O próximo passo é fazer com que essas oportunidades cheguem ao público-alvo por meio de estratégias de marketing, como campanhas de e-mail e anúncios nas redes sociais.

Invista nas vendas online: Segundo dados da Conversion, em 2024 cerca de 72,3% dos consumidores preferiram realizar suas compras de maneira online, evidenciando a força do e-commerce e da venda por plataformas digitais. Por isso, se possui site próprio, garanta que seja rápido, seguro e fácil de navegar, com múltiplas opções de pagamento e um processo de checkout simplificado para evitar abandonos de carrinho. E se utilizar outras plataformas de venda, como Shoppe e Mercado Livre, tenha boas fotos do produto e fique atento ao chat para responder quaisquer dúvidas dos possíveis clientes o mais rápido possível.

Logística eficiente e estoque otimizado: Garanta que seu estoque esteja bem gerenciado e que a logística de entrega seja eficiente. O mais importante é monitorar de perto o estoque para evitar faltas de produtos ou excesso de inventário que possam gerar prejuízos. Para que isso seja feito da melhor maneira, opte por adotar um sistema ERP que controle estoque e vendas físicas e online de maneira integrada e inteligente, inclusive com integração às múltiplas plataformas de venda online que a empresa possa estar. Assim, além de evitar perdas, maximizam-se os lucros.

Foco no pós-venda: Enviar e-mails de agradecimento, solicitar feedback e oferecer suporte contínuo, ajuda a manter a boa experiência de compra. Lucas Sousa ainda lembra que, caso o consumidor não fique satisfeito, a facilidade no processo de trocas e devoluções garante confiança e reduz atritos, mas a comunicação é sempre essencial. “No nosso caso, nosso próprio sistema ERP nos ajuda a propor Incentivos para futuras compras, como cupons de desconto e programas de fidelidade, que contribuem para manter o cliente engajado e aumentar as chances de recompra. Uma boa estratégia de Black Friday é aquela que abre as portas para o cliente voltar o resto do ano", finaliza.


Legenda:
Créditos: