23/09/2025

Emissão de notas fiscais cresce em 2025: empresas precisam se preparar para a Reforma Tributária

Levantamento feito por sistema de gestão mostra crescimento de 19,27% no volume de notas emitidas; formalização recorde de empresas reforça cenário de mudanças estruturais

Uma pesquisa realizada pela GestãoClick, especialista em soluções de gestão empresarial, revelou que o número de notas fiscais emitidas por meio do seu ERP cresceu 19,27% entre janeiro e agosto de 2025, saltando de 9,2 milhões para mais de 11 milhões de emissões. O comércio varejista foi o setor que mais impulsionou esse avanço, refletindo tanto o fortalecimento do consumo quanto o aumento da formalização.

Esse movimento acompanha os dados oficiais do Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, que mostram a abertura de 1.815.912 novos negócios no primeiro quadrimestre de 2025 – um aumento de 24,4% em relação ao ano anterior. Desse total, 1.377.481 são MEIs, representando um crescimento de 29,0%.

Para Ronei Marcos Silva Marques, fundador da GestãoClick, os dados combinados demonstram um cenário claro de amadurecimento do mercado. “O aumento das emissões de notas fiscais e da formalização de empresas indica que os empreendedores estão mais confiantes e preparados para expandir. Mas, ao mesmo tempo, reforça a urgência de adequação às novas regras trazidas pela Reforma Tributária, que vai impactar diretamente a forma de emitir e gerir notas fiscais no país”, analisa.

O impacto da Reforma Tributária 

Para o especialista, neste cenário de maior movimentação fiscal, os principais desafios para as empresas, especialmente micro e pequenos empreendedores, estão ligados à adaptação às novas exigências legais e à gestão eficiente do aumento de operações. Além disso, muitos empreendedores ainda enfrentam barreiras como falta de estrutura tecnológica, gestão manual de processos e limitações de conhecimento contábil, o que aumenta o risco de erros e penalidades, como a impossibilidade de emitir notas fiscais corretamente, até sanções legais e multas pelo descumprimento das novas regras.

“A implementação da NF-e Nacional e os ajustes trazidos pela Reforma Tributária exigem que os negócios estejam preparados para mudanças constantes nas regras fiscais, o que pode gerar dúvidas e dificuldades de conformidade. Nesse contexto, contar com ferramentas digitais que simplifiquem a emissão de notas fiscais e centralizem informações é essencial para que micro e pequenas empresas consigam acompanhar o dinamismo do mercado e manter sua competitividade de forma segura", explica Ronei. 

Nesse sentido, Ronei ressalta que, com o mercado em expansão, cada vez mais formalizado e movimentando a economia, quem não se adequar pode ter o ritmo de vendas e operações comprometido, ficando atrás de concorrentes já alinhados às mudanças. A Reforma Tributária passa a valer em 2026, ou seja, daqui a pouco mais de três meses. Nesse cenário, contar com soluções digitais que simplifiquem a adaptação às novas regras, como a plataforma da GestãoClick voltada para micro e pequenas empresas, permite que o cliente continue emitindo notas e gerindo o negócio normalmente, enquanto o sistema traduz toda a complexidade da legislação. Para mais informações, acesse: gestaoclick.com.br

Sobre a GestãoClick

Fundada no ano de 2015, a GestãoClick é uma empresa especializada em soluções de gestão empresarial que oferece um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) completo e intuitivo, desenvolvido para atender as necessidades de pequenas e médias empresas. Com a missão de simplificar e melhorar a gestão de negócios, nosso sistema oferece ferramentas eficientes para automação de processos, controle financeiro, gestão de estoque, vendas e muito mais, além de possibilitar integração com diversas plataformas.


Legenda:
Créditos: